EVERGLADES, Flórida — Uma juíza federal lotada em Miami decidiu nesta quinta-feira, 21, que a prisão improvisada Alligator Alcatraz deve ser desmontada e fechada por motivos ambientais.
A magistrada Kathleen Williams deu 60 dias para que o governo federal desmonte as tendas e trailers, tire os geradores, holofotes, retire todos os imigrantes presos lá e encerre operações.
A decisão desta quinta veio duas semanas depois que a mesma juíza mandou suspender qualquer obra de expansão na cadeia e não abrigar nenhum um preso a mais lá.
A decisão da juíza é uma resposta ao processo aberto por ambientalistas e representantes da tribo Miccosukee, que disseram em Corte que antes de construir o presídio deveria ter sido feito um estudo ambiental para saber o impacto no meio ambiente!
A Alligator Alcatraz foi construída em apenas 8 dias, fica muito próxima ao Everglades, uma vasta área de mata e mangue que é de proteção ambiental do governo federal.
Não existe luz lá, tudo funciona a base de geradores, incluindo condicionadores de ar portáteis. Água potável não há. A água chega em caminhões-pipa e como não há esgoto, os dejetos saem de lá em outros caminhões. Tudo isso custa muito aos cofres públicos.
O governador Ron DeSantis disse na época da construção que “o impacto ambiental vai ser zero”.
O presidente Trump visitou Alligator Alcatraz e disse que “ali seriam abrigados os imigrantes mais perigosos dos perigosos”. E Trump brincou dizendo que “aqui quem quiser fugir vai aprender a correr de crocodilos,” fazendo referência a grande diversidade de bichos que abrigam a região.
O governo federal e a secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, disseram que o local abrigaria 5.000 imigrantes. Mas nunca teve mais do que 1.000. E na quarta-feira, legisladores democratas estiveram em Alligator Alcatraz e disseram que “existem apenas 347 homens imigrantes lá”.
Nos tribunais, advogados defesa de DeSantis confessaram que o presídio “é para ser temporário” porque “eventualmente ele vai ser engolido pelo meio ambiente”.
Não faz muito tempo que representantes do governo Trump disseram que “Alligator Alcatraz vai ser o modelo pra outras prisões de imigrantes ao redor do país”. E chegaram a considerar construir filiais do presídio em aeroportos.
De fato, Alligator Alcatraz tem uma pista de pousos e decolagens inacada! E foi fechada pelo mesmo motivo ambiental há mais de 50 anos.
Por enquanto, Ron DeSantis já mandou reabrir uma outra prisão no Norte da Florida para abrigar imigrantes.
O Estado da Flórida entrou com apelo contra a decisão da juíza na Corte de Apelações do 11º Circuito.
FONTE A JORA DA NOTÍCIA