A Delegacia de Atendimento ao Turista (Deat) indiciou nesta segunda-feira (11) três mulheres pelos crimes de roubo qualificado e associação criminosa, após doparem e roubarem dois turistas britânicos em Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Uma das vítimas chegou a desmaiar na areia da praia, cena que viralizou nas redes sociais.
As suspeitas foram identificadas como Amanda Couto Deloca, de 23 anos; Mayara Ketelyn Américo da Silva, de 26; e Raiane Campos de Oliveira, de 27. A Deat solicitou a prisão preventiva das três, e o relatório do indiciamento foi encaminhado ao Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), que decidirá sobre eventual denúncia.
Segundo o relato das vítimas, elas estavam em um bar na Lapa, na Região Central do Rio, antes de irem à praia. As mulheres teriam oferecido caipirinhas aos turistas, após as quais eles perderam a consciência por várias horas. O prejuízo financeiro estimado é de aproximadamente R$ 14,6 mil, envolvendo compras e investimentos em bitcoins realizados pelas suspeitas. Inicialmente, os turistas chegaram a relatar perdas de até R$ 150 mil, mas a maior parte da quantia permaneceu em suas contas.
Entre as indiciadas, Raiane Campos de Oliveira tem histórico criminal extenso. Aos 27 anos, já esteve presa por seis meses e possui 20 passagens pela polícia. Ela havia sido condenada a seis anos de prisão em regime semiaberto por um roubo similar a um turista inglês em 2023, mas foi recentemente absolvida pela 8ª Câmara Criminal, que considerou insuficientes os elementos que a ligassem diretamente ao crime.