Offline
O que se sabe do caso de infecção por verme comedor de carne
Publicado em 28/08/2025 07:12
Saúde

Nos Estados Unidos, um caso de infecção por verme parasita comedor de carne em humano foi confirmado, no último dia 4. Na última segunda-feira (25), o Departamento de Saúde e Serviços Humanos revelou que a miíase causada pela mosca-varejeira-do-novo-mundo (espécies do gênero Cochliomyia) foi detectada em um paciente que tinha retornado de El Salvador.

Segundo as autoridades, o risco atual para a saúde pública nos EUA é “muito baixo”.

 

A varejeira-do-novo-mundo é uma infestação parasitária provocada por larvas de mosca. O verme afeta principalmente o gado.

O caso foi investigado em uma ação conjunta dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, agência federal de saúde pública dos Estados Unidos) e do departamento de saúde de Maryland.

A identidade da pessoa que apresentou a infecção não foi revelada.

Andrew Nixon, porta-voz do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, disse que trata-se do primeiro caso humano de miíase por varejeira-do-novo-mundo (NWS) associado a viagens, vindo de um país afetado pelo surto, identificado nos EUA.

A infestação em questão é um tipo de berne – termo usado para infecções parasitárias causadas por larvas de moscas que invadem a pele ou orifícios naturais.

O parasita é normalmente encontrado na América do Sul e no Caribe.

O CDC apontou que humanos com feridas abertas costumam ser mais suscetíveis à infestação, pois apresentam maior risco se viajarem para regiões onde o parasita é encontrado.

Um surto de varejeira-do-novo-mundo em rebanhos poderia gerar impactos graves na economia, conforme indicou, no início de agosto, o Serviço de Inspeção de Saúde Animal e Vegetal do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA, na sigla em inglês). As informações são da BBC e da Reuters.

 

VIA PLENO NEWS

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Mais notícias

Não temos nenhuma recomendação no momento