Offline
Israel Rebaixa Relações Diplomáticas Com O Brasil Após Impasse Sobre Embaixador
Publicado em 26/08/2025 17:22
Mundo

Israel reduziu o nível de suas relações diplomáticas com o Brasil depois de o governo brasileiro não responder ao pedido de aprovação de Gali Dagan como novo embaixador. A informação foi divulgada em comunicado do Ministério das Relações Exteriores israelense, citado pelo jornal The Times of Israel.

 

“Depois de o Brasil, de forma incomum, ter se abstido de responder à solicitação de aprovação do embaixador Dagan, Israel retirou o pedido, e as relações entre os países agora se mantêm em um nível diplomático mais baixo”, afirma a nota oficial.

 

A crise entre os dois governos se agravou após declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que acusou Israel de “genocídio” na Faixa de Gaza e comparou a situação ao Holocausto. Em fevereiro do ano passado, o governo israelense declarou Lula “persona non grata”. Segundo o Itamaraty israelense, a postura “crítica e hostil” do Brasil em relação a Israel se intensificou depois do ataque liderado pelo Hamas em 7 de outubro de 2023.

 

O comunicado detalha que, diante da ausência de resposta brasileira sobre a nomeação de Dagan, Israel retirou a candidatura, e as relações bilaterais passaram a ser conduzidas “em nível diplomático inferior”. O Brasil, por sua vez, já havia retirado seu embaixador em Israel no ano passado e ainda não indicou substituto.

Comentários