Jornalistas russos que viajavam em um voo fretado pelo Estado da Rússia para o Alasca, a fim de cobrir a cúpula entre Vladimir Putin e Donald Trump, receberam como refeição filés de “frango à Kiev”, prato tradicional ucraniano — gerando interpretações de possível provocação política. (Vídeo no final da matéria).
Margarita Simonyan, editora-chefe do Russia Today, comentou em sua conta na rede X que os jornalistas receberam o prato a bordo do jato que seguia para Anchorage, local das conversas sobre cessar-fogo previstas para sexta-feira. “Nossos jornalistas, que voaram para o Alasca em um voo especial, foram servidos com filés de frango à Kiev no avião”, escreveu Simonyan.
O episódio provocou críticas de opositores da Rússia, que consideraram a escolha do cardápio uma provocação direta à Ucrânia. Por outro lado, Sergei Markov, propagandista do Kremlin, ironizou a situação em redes sociais: “Putin e Trump devem transformar [o presidente ucraniano Volodymyr] Zelensky em um frango à Kiev. Não falta humor no Kremlin.”
Egor Piskunov, repórter do RT que estava no voo, afirmou que o prato poderia ser interpretado como “um bom sinal para as próximas negociações” entre os líderes.