A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil publicou, nesta quinta-feira (14), um vídeo em que reforça a proibição de viagens de mulheres grávidas ao país “com o principal objetivo de dar à luz” para garantir a cidadania norte-americana aos filhos.
Em mensagem divulgada no X (antigo Twitter), a representação diplomática afirmou que “oficiais consulares vão negar o seu pedido de visto caso haja indícios de que essa é a sua intenção”.
Segundo a publicação, “viajar para os EUA com o principal objetivo de dar à luz para que seu filho obtenha cidadania americana não é permitido. Oficiais consulares vão negar o seu pedido de visto caso haja indícios de que essa é a sua intenção”.
O reforço ocorre em meio a debates sobre a aplicação do princípio do jus soli — ou “direito do solo” — que garante cidadania a qualquer pessoa nascida em território norte-americano. Em junho de 2025, a Suprema Corte dos EUA autorizou uma proposta do então presidente Donald Trump para impedir a concessão de cidadania a filhos de turistas nascidos no país.