FALMOUTH, Massachusetts — Um nadador que recentemente visitou uma praia em Cape Cod foi diagnosticado com uma infecção bacteriana extremamente rara e potencialmente fatal, anunciaram autoridades de saúde pública nesta quarta-feira.
De acordo com o Departamento de Saúde de Falmouth e o Departamento de Saúde e Meio Ambiente do Condado de Barnstable, um idoso com um ferimento exposto contraiu um raro caso de infecção por Vibrio vulnificus após nadar em Old Silver Beach, na Baía de Buzzards, no dia 8 de agosto.
A infecção por Vibrio vulnificus, muitas vezes chamada de “bactéria devoradora de carne” ou “vibrio”, é uma doença grave causada por uma bactéria marinha que ocorre naturalmente em águas costeiras e estuarinas, especialmente quando a temperatura da água está alta.
Casos de Vibrio vulnificus são extremamente incomuns em Massachusetts, observaram as autoridades. A maioria dos casos nos EUA ocorre em estados do sul ao longo da Costa do Golfo, mas um pequeno número foi registrado no Nordeste nos últimos anos.
O risco é maior no fim do verão e início do outono, quando as temperaturas da água costeira atingem o pico sazonal, informaram os órgãos de saúde.
“Ondas de calor e temperaturas da superfície da água acima da média criam condições favoráveis para o crescimento das bactérias Vibrio, fazendo com que o período de maio a outubro seja geralmente a temporada de pico para essas bactérias”, disse o Comissário de Saúde Pública de Massachusetts, Robbie Goldstein, em comunicado. “Pessoas com ferimentos abertos que passam tempo na água, ou que consomem mariscos contaminados, podem desenvolver uma infecção quando a bactéria entra no corpo. Às vezes, essas infecções podem se espalhar pela corrente sanguínea e causar doenças graves e até fatais.”
Atualmente, não há nenhum aviso ou fechamento em vigor para Old Silver Beach, mas as autoridades alertaram o público sobre o risco sério.
“As praias de Cape Cod são uma parte importante da nossa economia, cultura e comunidade”, disse Scott McGann, agente de saúde da cidade de Falmouth, em comunicado. “Ao tomar algumas precauções simples, moradores e visitantes — especialmente aqueles que são vulneráveis ou imunocomprometidos — podem continuar a aproveitá-las com segurança.”
Entre as várias espécies de bactérias Vibrio, já foram registrados em 2025, até agora, 71 casos confirmados e prováveis em residentes de Massachusetts, segundo o Departamento de Saúde Pública do estado. Trinta por cento dos casos resultaram em hospitalização, e não houve mortes confirmadas relacionadas ao Vibrio.
A maioria dos casos em Massachusetts neste ano está relacionada ao consumo de frutos do mar crus. Apenas sete casos específicos de Vibrio vulnificus foram registrados no estado nos últimos anos.
Indivíduos com doença hepática, câncer, diabetes, HIV ou talassemia, bem como aqueles que recebem tratamento imunossupressor, correm maior risco de desenvolver formas graves da doença após a exposição, segundo as autoridades.
Pessoas com ferimento aberto que tenham tido contato com águas costeiras quentes devem ficar atentas a sinais e sintomas de infecção por sete dias e procurar atendimento médico se apresentarem febre, calafrios, pressão arterial perigosamente baixa, bolhas na pele ou qualquer vermelhidão, dor, inchaço, calor, mudança de cor ou secreção no local da lesão.
Para prevenir a infecção, as autoridades recomendam cobrir o ferimento com um curativo à prova d’água ou evitar entrar em águas costeiras durante atividades como caminhar na água, nadar ou pescar.
Fonte: 25 Boston News