Offline
Reino Unido Ameaça Reconhecer Palestina Em Setembro Se Israel Não Aceitar Cessar-Fogo Em Gaza
Publicado em 29/07/2025 14:52
Mundo

O Reino Unido deve reconhecer oficialmente o Estado da Palestina em setembro, antes da Assembleia Geral da ONU, caso Israel não cumpra uma série de exigências impostas pelo governo britânico. A informação foi confirmada nesta terça-feira (29) pelo primeiro-ministro Keir Starmer, após uma reunião de emergência de seu Conselho de Ministros.

 

Entre as condições apresentadas por Londres estão o fim da “situação catastrófica” na Faixa de Gaza, a decretação de um cessar-fogo e o compromisso de que Israel não tentará anexar a Cisjordânia. Starmer também exigiu que o governo israelense se envolva de forma concreta em um processo de paz que leve à solução de dois Estados, com um Estado israelense e um palestino coexistindo lado a lado.

 

“Hoje posso confirmar que o Reino Unido reconhecerá o Estado da Palestina em setembro, antes da Assembleia Geral da ONU, a menos que Israel tome medidas substanciais para encerrar a crise humanitária em Gaza, aceite um cessar-fogo e se comprometa com uma solução duradoura baseada na coexistência dos dois Estados. Isso também inclui permitir que a ONU envie ajuda humanitária e deixar claro que não haverá anexação da Cisjordânia”, declarou Starmer em coletiva de imprensa.

 

Sobre a situação em Gaza, o primeiro-ministro britânico afirmou que o mundo assiste a imagens que “ficarão marcadas para sempre” e pediu que as autoridades israelenses “cessem o sofrimento”. Ele defendeu que ao menos 500 caminhões com ajuda humanitária entrem diariamente na Faixa de Gaza. Starmer afirmou ter discutido o tema com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante um encontro na Escócia.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!