Se você chegou até este artigo, então possui algumas dúvidas a respeito do ICE (Immigration and Customs Enforcement). Diante de tudo o que está acontecendo nos EUA no que diz respeito à imigração, milhões de pessoas permanecem confusas.
Afinal, o ICE está indo atrás de todo imigrante que passou da permanência do visto? Quem precisa ter mais cuidado? E quais ações tomar em situações dramáticas como detenção ou ainda diante do iminente risco de isso ocorrer?
Portanto, hoje vamos explicar como está sendo a atuação do ICE. Lembrando que o panorama da imigração nos EUA pode mudar rapidamente! Então, independentemente de quando estiver lendo esse artigo, sempre procure informações atualizadas, através de profissionais qualificados!
O que o ICE faz?
Vamos começar com o básico. O ICE é uma agência responsável por proteger os EUA contra crimes transnacionais e imigração ilegal. Ele divide-se basicamente em dois braços principais:
HSI (Homeland Security Investigations): foca em crimes como tráfico de pessoas, exploração infantil, narcóticos, fraude, lavagem de dinheiro etc…;
ERO (Enforcement and Removal Operations): atua na detenção, deportação e remoção de pessoas em situação irregular.
Assim, sempre quando o tema imigração está em alta, o ICE também fica em evidência, por motivos óbvios. Além disso, ao longo dos últimos meses, observamos muitas informações desencontradas ou até mesmo falsas a respeito da atuação da agência.
Por fim, queremos ressaltar que existem situações específicas, ou seja, que não representam o padrão. Dessa forma, afirmamos que cada caso é único e possui suas próprias especificidades.
Diante de dúvidas a respeito da atuação do ICE, é super importante buscar informações confiáveis, por meio de profissionais especializados. Com isso você terá mais segurança e saberá exatamente o que deve fazer para evitar o pior!
Atuação do ICE nos dias de hoje
Em suma, qualquer pessoa que esteja em violação imigratória corre o risco de ser detida e colocada em processo de deportação. Porém, como destacamos anteriormente, isso dependerá das circunstâncias específicas de cada caso.
Por exemplo, como essa pessoa entrou nos EUA? Ela já teve mais de uma entrada ilegal? Quais recursos ela já tentou anteriormente? O cidadão já passou por uma corte de imigração? Enfim, são muitas questões que precisam ser esclarecidas!
Assim sendo, temos que ter muita cautela antes de afirmar algo categoricamente. Aqui, a dica é consultar um advogado de imigração e explicar detalhadamente o seu caso.
Ao mesmo tempo, já tivemos acesso a alguns vídeos que mostram a ação do ICE em fazendas, empresas e outros estabelecimentos. Nesse caso, ao que tudo indica, muitas pessoas estão denunciando a presença ilegal de imigrantes, o que leva o ICE a agir.
Mas lembre-se, o seu caso pode ter características diferentes de situações gerais. Muita atenção a esse ponto e não se desespere, pois o desespero pode levar a atitudes impensáveis e equivocadas.
O ICE pode entrar em qualquer lugar?
Agora vamos a uma outra questão importante. Afinal, o ICE pode entrar em qualquer lugar para realizar prisões, como escolas e igrejas?
De forma geral, o ICE pode sim entrar em qualquer tipo de estabelecimento, tendo autonomia para isso. No entanto, aqui entra novamente aquele “pequeno detalhe” que mencionamos antes. Ou seja, tudo depende das circunstâncias do caso.
Assim sendo, é relativamente raro o ICE entrar, por exemplo, em escolas, igrejas e hospitais. Mesmo assim, isso é possível, se a agência considerar extremamente necessária esse tipo de ação.
Por que contratar um advogado especializado?
Antes de encerrar, mais uma informação importante. Sempre que tiver alguma dúvida a respeito de imigração, converse com um advogado especializado. Ele poderá te ajudar em questões como:
Proteção contra detenções arbitrárias: pessoas com visto vencido estão sujeitas a detenções ao comparecer a qualquer serviço oficial. Portanto, um advogado preparar apelos, recorrer a ordens liminares ou tutelares para impedir prisões durante audiências e check-ins, entre outros;
Defesa jurídica no tribunal de imigração: ter representação aumenta a chance de obter sucesso em audiências. Nesse sentido, um advogado lida com pedidos de visto de ajuste de status, casos de asilo, recursos como pedidos de cancelamento de remoção, etc…;
Serviços antes da detenção: muitas vezes, o advogado atua para evitar a prisão, prevendo situações que podem colocar a liberdade do imigrante em risco;
Apoio contínuo e emocional: além do aspecto legal, o advogado também auxilia com traduções, documentação e apoio nesse momento tão complexo;
Se você souber que o seu visto está vencido ou vai vencer em breve, prepare-se com antecedência. E, se receber qualquer notificação de agendamento ou intimação pela imigração, entre em contato com um advogado rapidamente.
O ICE pode intensificar algumas ações para ir atrás de imigrantes ilegais, inclusive pessoas com visto expirado. Afinal de contas, qualquer imigrante em situação irregular pode ser detido!
Nesse contexto, contar com um advogado especializado em imigração será fundamental, tanto para organizar defesas eficazes, como para evitar prisões e deportações sumárias.
Se você está ou conhece alguém com visto vencido, procure imediatamente um advogado de imigração. A intervenção preventiva pode significar uma luz no fim do túnel para quem já se encontra em situação irregular. Contar com a “sorte” ou com informações inverídicas é um grande perigo nos tempos de hoje. Mas claro que aqui na BrackLaw você não terá esses problemas. Caso tenha dúvidas e/ou queira orientações específicas para seu caso, marque um apontamento com o Dr. Danilo Brack e tenha mais segurança jurídica!
Com informações de BRAZILIANTIMES