O que causou o apagão em computadores da Microsoft nos EUA e no mundo foi simplesmente uma tentativa de atualização do software da Crowdstrike. Essa empresa de segurança cibernética atende companhias do mundo todo.
Quando a atualização não funcionou, o sistema da Crowdstrike entrou em pane e desligou. Com isso, uma longa cadeia de computadores que usam o sistema Windows foi afetada. Os clientes da Crowdstrike que utilizam sistemas da Apple ou Linux não foram afetados.
O que se viu desde a manhã desta sexta foi o caos no país e algumas partes do mundo, com aeroportos não podendo levantar voos e hospitais adiando atendimento.
Em Massachusetts, o Aeroporto Internacional Logan teve 200 adiamentos de voos somente na parte da manhã. Hospitais como Mass General tiveram pane no sistema e adiaram todas as cirurgias que não fossem urgentes.
Além disso, as filiais da Registry of Motor Vehicles limitaram os serviços. E os locais que fazem inspeção anual dos carros não puderam oferecer este tipo de serviço.
No país todo ouve consequências, teve apagão nos computadores no Arizona e no Alasca e falha no sistema de 911 da polícia em Iowa e New Hampshire.
Empresas como Visa, Amazon e ADT Security, e muitas outras, também tiveram problema para operar.
Em entrevista ao “Today’s Show,” da NBC News, o CEO da Crowdstrike, George Kurtz, explicou que o problema não foi causado por ataque de hacker ou qualquer falha na segurança.
Kurtz pediu desculpas e disse que “a solução já foi lançada” mas explicou que demora tempo pro sistema voltar por completo.
FONTE A HORA DA NOTÍCIAS